Pouca Trancas,
Simbato Amasaki,
Porca Solta e
Nenê
História
Rubén começou a trabalhar muito cedo e de diversas maneiras: foi locutor de rádio e televisão, ventríloquo, ator, narrador de touradas, toureiro e diretor de televisão. Na faculdade, estudou engenharia agrônoma. Na cidade de Monterrey, Aguirre trabalhou no Canal 6, como chefe de locutores e braço direito do gerente do canal. Nessa época, o canal era recém inaugurado e pouco a pouco começava a competir com o Tele Sistema Mexicano, canal mexicano mais importante da época. Depois, os mesmos donos do Canal 6 abriram um outro canal, o Canal 8, onde ele se tornaria famoso nos programas, Chespirito, Chaves e Chapolin. Aguirre era considerado um dos homens mais bonitos na época da sua juventude.
No programa Chespirito, fez no quadro do Pancada Bonaparte, um louco, que falava coisas sem sentidos, atormentavam a vizinhança e ia á delegacia com o seu amigo Pancada, denunciar os mais bizarros crimes.
Com o fim definitivo das gravações do programa Chespirito, em 1995. Aguirre produziu neste mesmo ano o programa "Ahi esta la Chilindrina", que estrelava a personagem Chiquinha, interpretada por María Antonieta de las Nieves. Desde 1976, Rubén é proprietário de um circo, "El Circo del Professor Jirafales", aproveitando que os direitos autorais de seu personagem não pertencem a Chespirito. Alcançou bastante sucesso na Argentina, mas a imprensa mexicana divulgou rumores negativos sobre seu estado de saúde: ele estaria bastante obeso e deprimido[1] Emocionado, Edgar respondeu que Rubén Aguirre sofreu um acidente de carro muito sério em 2008, onde sua esposa havia perdido uma das pernas
Curiosidades
- No Brasil, o primeiro dublador do Professor Girafales foi o já falecido Potiguara Lopes, e o resto dos personagens (sendo também o segundo dublador do professor Girafales) foi dublado por Osmiro Campos, o dublador principal do "Professor Linguiça" e de outros personagens.
- O apresentador Ratinho, em uma entrevista com Édgar Vivar, lançou um desafio: falou que se Rubén Aguirre não puder vir até o Brasil, ele vai ao México entrevistá-lo.
Filmografia (filmes e seriados)
- Las Aventuras de Fray Valentino - 1994
- El Chivo - 1990
- Charrito - 1985 (como diretor)
- Chespirito - 1970 - 1995
- Don Raton y Don Ratero - 1983
- La Chicharra
- Viva el chubasco - 1983
- El Chanfle II - 1980
- El Chanfle - 1978
- El Moro de Cumpas - 1976
- Lo veo y no lo creo - 1975
- El Chapulín Colorado - 1970-1979
- El Chavo del Ocho - 1971-1979
- Santo y Blue Demon contra el doctor Frankenstein - 1973
- El Moro de Cumpas - 1977
- Mi caballo el cantador (Meu cavalo o cantor) - 1979
- Sabor a Sangre (Sabor de Sangue) - 1980
- El Santo contra el Doctor Satánico (Santo contra o Doutor Satânico;
Novelas
- Mundo de Juguete (Mundo de Brinquedo);
- Rutas de Pasión (Rotas de Paixão);
- Agonía de Amar (Agonia de amar);
- Las Aventuras de Hoc (As aventuras de Hoc).
Indicações
- El Chubasco (filme pelo qual Rubén Aguirre foi indicado ao prêmio a Diosa de Plata pela academia cinematográfica).
O que faz atualmente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário